segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Esporte e lazer na regiao do barreiro




A reportagem do Jornal do Barreiro realizou uma volta por todo o Distrito do Barreiro, acompanhada de um dos principais descendentes de família pioneira que contribuiu para o desenvolvimento do Barreiro, Domingos Gatti Bavuso, descobrindo locais onde o Barreiro se desenvolveu e como pode crescer.

O empresário e engenheiro, Domingos Gatti , faz parte da 1ª geração de barreirenses, tendo nascido e crescido no Barreiro, além de ter sido agente da Agência de Desenvolvimento do Barreiro por dois anos.

Ele nos mostra as grandes áreas de potencial de crescimento do Distrito do Barreiro, observando que o Barreiro necessita é de um Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico, visando dar sustentabilidade ao desenvolvimento social, gerando mais qualidade de vida e emprego e melhor renda.

Chama atenção, a grande área a ser liberada a partir da definição do parcelamento da Vallourec & Mannesmann, que totaliza-se um milhão e trezentos mil m2. Local apropriado para instalar grandes empreendimentos e também abrigar uma faculdade, já que conta com um prédio de três andares com instalações apropriadas para o ensino superior e inclusive a Faculdade Está-cio de Sá e Newton de Paiva estão interessadas em trazer cursos para o Barreiro.

Outros locais que já começam a ser ocupados e que vão significar grande crescimento são onde já estão acontecendo obras estruturantes, na Av. Afonso Vaz de Melo. Em abril de 2002, será inaugurada a Estação BHBUS do Bar-reiro que engloba a construção de um grande shopping, através da parceria da Prefeitura com a LGN Participações.

Parque Temático

E ainda neste mesmo pólo, será construído o Centro Cultural do Barreiro em parceria com a Val-lourec & Mannesmann Tubes, Restaurante Popular, Sede da Regional INSS, e locais para shows e outras manifestações culturais, áreas verdes e de lazer e outros equipamentos públicos e privados de grande alcance, o que está sendo chamado de Parque Temático.

Mais comércios

Os entornos de avenidas largas, como Via do Minério, Tereza Cristina, Olinto Meireles e Nélio Cerqueira, são outros pontos de potenciais de comércios e prestações de serviços, que contribuirão ainda mais para o crescimento da região. Também no Bairro Diamante existe uma grande área que está sendo lo-teada para dar lugar a construções de moradias e formação de comércio. Ainda a Av. Silva Guimarães no Jatobá, que aliás de um lado é Barreiro e de outro é Ibirité, é apenas outro exemplo de possibilidade de expansão de comércio.

Novas indústrias

Além da Mannesmann, a primeira indústria da região- hoje Vallourec & Mannesmann Tubes- V& M do Brasil, o Barreiro conta com um grande pólo industrial, o Distrito Industrial Sócio-Integrado do Jatobá, com potencial para 148 indústrias. Localizado na Via do Minério, distante seis quilômetros do Anel Rodoviário, ele é o único distrito industrial de Belo Horizonte, e foi dividido em duas eta-pas: Mancha A e Mancha B. A primeira etapa começou a funcionar em 1986 e não tem mais áreas disponíveis. A segunda foi implantada em 1992 , sendo que o distrito abriga pequenas e médias em-presas de diversos seg-mentos. A Mancha A já foi toda ocupada, com 66 indústrias e a Mancha B já conta com 41 empresas, em estado bruto ou em obras de implantação, das 82 previstas.

Verde e turismo

o Barreiro conta também com um grande espaço de áreas verdes e locais apropriados para a exploração do turismo, como o Parque do Rola Moça - onde inclusive se encontra o maior manancial de água de Belo Horizonte- e também a Reserva Ecológica da Mannesmann - que passará a partir da definição do parcelamento para a prefeitura - o Parque das Águas, entre outros.

Também o Distrito Industrial conta com 544.698 m2 de área verde, nas duas manchas. Enfim, são 146 anos de evolução e crescimento do Grande Distrito do Barreiro, que conforme Domingos Gatti define bem " é a locomotiva do progresso de Belo Horizonte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário