sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rua com nomes de pessouas iustres






Tomás gonzaga










Ele foi nascido em Miragaia, freguesia da cidade portuguesa do Porto, em prédio hoje devidamente assinalado. Era filho de mãe portuguesa e pai brasileiro. Órfão de mãe no primeiro ano de vida, mudou-se com o pai, magistrado brasileiro para Pernambuco em 1751 depois para a Bahia, onde estudou no Colégio dos Jesuítas. Em 1761, voltou a Portugal para cursar Direito na Universidade de Coimbra, tornando-se bacharel em Leis em 1768. Com intenção de lecionar naquela universidade, escreveu a tese Tratado de Direito Natural, no qual enfocava o tema sob o ponto de vista tomista, mas depois trocou as pretensões ao magistério superior pela magistratura.Exerceu o cargo de juiz de fora na cidade de Beja, em Portugal. Quando voltou ao Brasil, em 1782, foi nomeado Ouvidor dos Defuntos e Ausentes da comarca de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, então capital da capitanianheceu a adolescente de apenas quinze anos Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a pastora Marília em uma das possíveis interpretações de seus poemas, que teria sido imortalizada em sua obra lírica (Marília de Dirceu) - apesar de ser muito discutível essa versão, tendo em vista as regras retórico-poéticas que prevaleciam no século XVIII, época em que o poema fora escrito.
Durante sua permanência em Minas Gerais, escreve Cartas Chilenas, poema satírico em forma de epístolas, uma violenta crítica ao governo colonial. Promovido a desembargador da relação da Bahia em 1786, resolve pedir em casamento Maria Doroteia dois anos depois. O casamento é marcado para o final do mês de maio de 1789. Como era pobre e bem mais velho que ela, sofreu oposição da família da noiva.






Ezequiel Dias




Ezequiel Dias (1880-1927) foi médico diretor do Instituto Oswaldo Cruz de Belo Horizonte. Foi discípulo de Oswaldo Cruz. Seu Filho Emmanuel dias, Médico, iniciou experimentos com inseticidas para o controle de barbeiros, vetores da doença de Chagas, principalmente a espécie Triatoma infestans. Os primeiros ensaios de controle da doença foram realizados no município de Bambuí (MG), atrávez do Centro de Estudos e Profilaxia da Doença de Chagas, hoje chmado Posto Avançado de Estudos Emmanuel dias (PAEED). Seu neto Dr. João carlos Pinto Dias, atual diretor do PAEED, continua seu legado na pesquisa da doença sendo referência mundial no controle da moléstia. No município de bambuí ainda permanecem diferentes estudos relacionados a doença de Chagas. Em Belo Horizonte existe uma Instituição que visa homanageá-lo por ter sido o percursor das pesquieisas no Brasil,(FUNED _ Fundação Ezequeiel Dias) do Governo (SUS) que realiza pesquisas a respeito de todos as epdemias em questão, como febre amarela, dengue e outras, sendo muito importante e eficaz para a produção de fármacos realizados na própria intituicao para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário