sexta-feira, 31 de julho de 2009

5 dicas para um bom profissional





1 . Foque o positivo. Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo. Óbvio? Nem tanto assim. Os pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atos positivos. A grande maioria das pessoas estão sempre procurando "pêlos em ovos". Dizem que 90% de nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos. E, por conseqüência acabamos antecipando o fracasso por medo de tentar. Pense em sua vida. Você é daqueles que valorizam suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, ou fica sempre olhando para a "grama do vizinho", acreditando firmemente que é um ser injustiçado? É cômodo reclamar. Portanto, tome iniciativas. Procure transformar em novas oportunidades fatos que a princípio lhe parecem adversos. Lembre-se: os vencedores são otimistas por natureza.


3. Não julgue precipitadamente. Evite rotular pessoas ou situações. Nunca ouça somente uma opinião ou tire conclusões precipitadas. Você poderá estar cometendo uma grande injustiça, criando um ambiente negativo em sua casa ou no trabalho. Ninguém, eu disse, ninguém é dono da verdade. O que é certo para um é errado para outro. Conflitos fazem parte de nossa vida. Enfrente-os de frente, encare a situação com maturidade, transparência e honestidade. A melhor forma de resolver um conflito é indo direto à sua fonte. É difícil. Às vezes, constrangedor, mas fique certo de que é o melhor caminho.

4. Seja empático. Empatia significa colocar-se emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com os "olhos do outro". Faça esta experiência. Antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante de sua equipe, as relações com o mercado, fornecedores e parceiros. Que tal aprender a ouvir? Já reparou que ouvir é diferente de escutar? Ouça com atenção, olhe para quem está lhe falando, faça com que seu interlocutor se sinta importante. Um erro muito comum é ter uma postura com seus subordinados e outra completamente diferente com seus superiores. Ouça os argumentos de seus colegas, pondere honestamente sobre suas sugestões, não cometa o erro de acreditar na frase: "Só existem dois tipos de pessoas para mim: as erradas e as que concorda comigo."

5. Fale menos e faça mais. Os verdadeiros campeões são homens ou mulheres de poucas palavras e de muita ação. Um exemplo vale mais do que mil palavras. Seja o exemplo, independente do que os outros pensem ou digam. Ao invés de repetir o sermão da globalização (competição, atualização, inovação e criatividade), aja. Faça mais, crie mais, estude mais, leia mais, e inove mais.



10. Valorize a ética e a cidadania. A lealdade às empresas, hoje, é rara. Poucos pensam em passar a vida inteira dentro da mesma organização. Portanto, ajude a criar um novo diferencial para a sua empresa. Ajude a sua companhia a preparar profissionais para o país e não somente para o mercado, incentivando-a a colocar em prática algum programa social, que envolva inclusive os funcionários.
Agindo de acordo com princípios como estes, fique certo de que você irá "afiar o seu machado".

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